X

Receitas, Dicas e Comportamento

DIABÉTICOS: POSSO COMER BATATAS?

7 de junho de 2013

Batata doce com açafrão - Receita Cinthya Maggi - Créditos da imagem: Lang

O mito de que diabéticos não podem comer batatas é totalmente  errado!

Na verdade, tudo vai depender da quantidade de carboidratos que cada pessoa vai poder consumir de acordo com seu plano alimentar. Normalmente ½ xícara (chá) de batatas ou 1 batata média é permitido, mas pode variar de pessoa para pessoa.

 

Elas não contém gorduras, é rica em vitamina C, potássio, Vit. B6 e fibras, além de outros minerais.

A batata doce, ao contrário do que muita gente pensa também pode ser consumida e tem baixo índice glicêmico, ou seja faz com que o açúcar seja transformado mais lentamente e não ocasiona picos de glicemia. E ainda contém betacaroteno, poderoso antioxidante que pode ajudar a evitar doenças.

Mas cuidado com as combinações. As fritas ou gratinadas com cremes e queijos vão aumentar muito o valor calórico, por causa da gordura, e podem aumentar os problemas de obesidade, colesterol alto, etc.

Ficam ótimas no forno, em jardineiras de legumes, como espessantes naturais de sopas, em purês…..

 

Quer dar um toque especial? Faça estas Batatas no forno com alecrim. Acompanham muito bem um peixe grelhado.

Batata assada com alecrim - Receita: Cinthya Maggi - Créditos da imagem: Lang

Misture 4 batatas em cubos grandes, 1 colher (sopa) de azeite, 2 dentes de alho, 1 colher (chá) de sal e alecrim a gosto. Coloque em uma assadeira antiaderente coberta com papel alumínio e leve ao forno alto (250ºC) por cerca de 20 minutos. Retire o papel, mexa e volta ao forno, mexendo até dourar. Salpique 2 colheres (sopa) de queijo parmesão light e volte ao forno por mais 10 minutos. Sirva.