Através do blog, você poderá acompanhar dicas de gastronomia, receitas e obter informações nutricionais, para devagarinho mudar os seus conceitos em alimentação. Você verá que pequenas mudanças trarão um resultado incrível!  Curta as novidades e compartilhe do meu sonho de mostrar como conquistar a qualidade vida. Acredite!

Leia mais

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: EMPADINHAS

Postado em 06/11/2013 às 09:11.

Hoje é dia de receita mággica, sem glúten. Esta opção é legal para um lanche da tarde ou para acompanhar uma sopa. A combinação do polvilho com a farinha de arroz ou a fécula de batata deixa a massa crocante e você pode curtir uma receita legal com sua família.

O polvilho é o amido da mandioca. Normalmente usamos o polvilho doce, que é mais suave, mas no caso do pão de queijo não cresce tanto como o polvilho azedo, que funciona como um fermento, dando aquela casquinha mais crocante e tem um sabor mais forte.

Nesta receita você pode usar os dois, mas desta vez estou usando o polvilho azedo, que nada mais é do que o polvilho doce fermentado, daí o seu nome.

Se quiser variar o recheio, fique a vontade. Se quiser congelar, depois de assado e frio, acomode em embalagem plástica com tampa e congele. Pode descongelar direto no forno.

Empadinha de pupunha. Receita: Cinthya Maggi, Créditos da imagem: Lang

EMPADINHAS DE PUPUNHA
Rendimento: 16 unidades médias com 75 calorias cada

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 colher (café) de sal
1/4 xícara (chá) de óleo
50 gramas de queijo parmesão light ralado
1 xícara (chá) de leite semidesnatado
2 xícaras (chá) de polvilho azedo
1/2 xícara (chá) de farinha de arroz ou fécula de batata
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 tomates picados, sem pele e sem sementes.
2 xícaras (chá) de palmito pupunha picado
salsa picada a gosto

Preparo

Massa
Bata os ovos, o sal, o óleo, o queijo parmesão e o leite no liquidificador. Coloque o polvilho, a farinha de arroz e o fermento em pó em uma tigela e adicione a mistura do liquidificador. Coloque um pouco de massa em forminhas de empada médias, untadas com margarina. Adicione 1 colher de recheio e cubra com o restante da massa, deixando um espaço para crescer. Leve ao forno médio (180ºC) até a massa firmar. Retire, espere amornar, desenforme e sirva.
Recheio
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o tomate e deixe-o refogar. Adicione o palmito picado, a salsa, mexa um pouco e desligue. Deixe esfriar e utilize.

4
Postado em Lanches, Receitas
Tags:

Comentários (4)

  • Valéria 18 de fevereiro de 2014 16:56 Responder

    Cinthia hoje fiz e levei para o trabalho uma receita que copiei de um programa seu há mais de 20 anos . É uma forminha de ricota com espinafre e ricota imitando uma empadinha com recheio de palmito e cebola, A mulherada amou e mais ainda porque é baixa caloria . Agora vou experimentar fazer esta. Bjs . Sua fá há décadas…

    • Cinthya Maggi 28 de abril de 2014 17:09 Responder

      Que bom ler sua mensagem. Bj

  • Claudia Franceschette 21 de julho de 2014 19:34 Responder

    Oi Cinthya, tudo bem?
    Vi que suas receitas sem glutén levam leite, mas meu filho não pode consumir leite, nem glúten, nem soja. Como posso substituir? Posso usar leite de arroz?

    Obrigada e um abraço;
    Claudia

    • Cinthya Maggi 23 de julho de 2014 20:21 Responder

      Sim. Você pode usar o leite de arroz, sem problema. Um abraço. cinthya

Nome:   Email:
 

Mensagem: